Meninas da 9ª edição do Nós por Elas apresentam seus boletins de rádio
Os temas abordados são: Herança cultural feminina, Feminicídio, Relacionamento amoroso na era digital e Sucessão familiar feminina no meio rural. Dezembro 2025 – Os conteúdos produzidos pelas oito jovens participantes da 9ª edição do Programa Nós por Elas – A voz…

Os temas abordados são: Herança cultural feminina, Feminicídio, Relacionamento amoroso na era digital e Sucessão familiar feminina no meio rural.
Dezembro 2025 – Os conteúdos produzidos pelas oito jovens participantes da 9ª edição do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo já podem ser acessados no site do Instituto Crescer Legal, onde os áudios também estão disponíveis para download. Os boletins, que abordam temas relevantes do universo feminino rural, são fruto de um intenso processo de pesquisa, reflexão e produção conduzido entre agosto e outubro deste ano.
As egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural aprofundaram quatro temas centrais: Herança cultural feminina, Feminicídio, Relacionamento amoroso na era digital e Sucessão familiar feminina no meio rural. E os materiais resultaram em roteiros de programas de rádio, que foram gravados e editados na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul/RS, e na Rádio Top FM de Itaiópolis/SC e serão veiculados em programações de parceiros como a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Sindicatos.
As vozes que dão vida aos boletins são de:
- Alessandra Cruz de Lima, 17 anos, Itaiópolis/SC
- Casieli Willers Ortiz, 18 anos, Gramado Xavier/RS
- Eloisa Gulchinsk, 17 anos, São João do Triunfo/PR
- Fabiana Martins dos Santos, 18 anos, Itaiópolis/SC
- Fernanda Radeck, 16 anos, Itaiópolis/SC
- Jessica Falkievicz, 19 anos, Itaiópolis/SC
- Tainara Tobias da Silva, 18 anos, São João do Triunfo/PR
- Yasmin Joaquina Flores, 17 anos, Novo Cabrais/RS.
Formação e protagonismo feminino rural
Ao longo de 264 horas de atividades presenciais e virtuais, as jovens seguiram uma rotina semanal de 20 horas dedicadas ao programa, com três tardes de formação via plataforma Teams e duas tardes de atividades externas. Com coordenação da educadora social Maria da Graça Lucas Vieira, as atividades seguiram o objetivo da iniciativa, que é capacitar jovens do campo, especialmente na área de comunicação, para que se tornem multiplicadoras de conhecimento e reflexão por meio de programas de rádio.
Para possibilitar a participação, as egressas receberam bolsas de estudo do Instituto Crescer Legal. Segundo Nádia Fengler Solf, a gerente do Instituto, o Nós por Elas é mais uma oportunidade de desenvolvimento e liderança feminina no meio rural. “As meninas são estimuladas a pesquisar e refletir sobre temas do universo feminino, e o resultado é transformado em conteúdo para divulgação pelo rádio, o meio de comunicação com maior abrangência nas comunidades rurais”, afirma.
Para ouvir os boletins CLIQUE AQUI.
Edição 2026 terá piloto em formato podcast
A 10ª edição do Nós por Elas está prevista para ocorrer entre julho e outubro de 2026, novamente em formato híbrido. A novidade será a ampliação do período de atividades, com um mês adicional dedicado a um piloto em formato podcast. Serão disponibilizadas 10 vagas para egressas das turmas de 2024 e 2025 dos três estados do Sul do país.
Sobre o Nós por Elas
O programa tem como missão contribuir para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero, estimulando o protagonismo feminino rural. Direcionado a jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promove debates sobre questões de gênero, incentiva a troca de experiências e oferece capacitação em comunicação. Em nove edições, 70 jovens já participaram da iniciativa e produziram 35 boletins.