
Jogados em ‘vala comum’, cigarros eletrônicos se tornam ameaça ambiental em MS
Nos bares, festas e até em espaços públicos, basta um olhar atento para perceber que, embora proibido, o consumo de cigarros eletrônicos acontece à luz do dia em Campo Grande, impulsionado pelo comércio irregular e pela falta de fiscalização…
Nos bares, festas e até em espaços públicos, basta um olhar atento para perceber que, embora proibido, o consumo de cigarros eletrônicos acontece à luz do dia em Campo Grande, impulsionado pelo comércio irregular e pela falta de fiscalização eficaz. Além das preocupações com a saúde, o uso desses dispositivos também gera um impacto ambiental significativo, agravado pela falta de orientação para um descarte adequado.
Fabricados com plástico, metais e baterias de lítio, os cigarros eletrônicos exigem um descarte específico que considere todos seus componentes. No entanto, sem regulamentação adequada, os dispositivos apreendidos acabam incinerados, sem preocupação com os resíduos tóxicos produzidos com a queima dos plásticos.
O entrave se dá pela composição complexa desses itens, equanto as indústrias de reciclagem enfrentam dificuldades para reutilizar as partes plásticas, as baterias de íon-lítio possuem alto potencial de contaminação do solo e risco de incêndios.
Além disso, os cigarros eletrônicos contêm substâncias altamente tóxicas, como metais pesados (níquel e chumbo) e nicotina líquida presente nas essências utilizadas. O descarte inadequado desses componentes pode levar à contaminação de rios e lençóis freáticos, causando danos ambientais irreversíveis.
Nesse cenário, Mato Grosso do Sul se destaca como o 2° estado com maior consumo de cigarros eletrônicos no Brasil, cerca de 4% do total de usuários, atrás apenas do Paraná, com 4,5%. Conforme levantamento da Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) de 2024, aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros utilizam esses dispositivos. Os números representam um crescimento de 32% em relação aos 2,2 milhões registrados na pesquisa anterior.