Irati sedia seminário sobre trabalho decente na produção de tabaco

Cerca de 300 pessoas entre produtores, orientadores das empresas integradas, sindicatos, representantes da cadeia produtiva e de órgãos de fiscalização são esperadas para o evento no dia 05 de fevereiro.   Janeiro 2025 – Depois de promover eventos no…

Cerca de 300 pessoas entre produtores, orientadores das empresas integradas, sindicatos, representantes da cadeia produtiva e de órgãos de fiscalização são esperadas para o evento no dia 05 de fevereiro.  

Janeiro 2025 – Depois de promover eventos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam o Seminário sobre Trabalho Decente na Produção de Tabaco no município paranaense de Irati. Com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná (FAEP) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), a programação acontece no dia 05 de fevereiro (quarta-feira), no Centro de Eventos Italiano, a partir das 8h30. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/sinditabaco.

Para o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, será um momento para reforçar as orientações em torno das acomodações e a contratação de mão de obra na agricultura familiar. O executivo estará presente no evento, junto a representantes das entidades promotoras e apoiadoras, bem como dos órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho. O momento também será de lançamento das cartilhas Contratação de mão de obra na Agricultura Familiar e Programa Trabalho Sustentável, que serão distribuídas aos cerca de 25 mil produtores de tabaco do Paraná.

Irati é o quinto maior município produtor de tabaco do Paraná. Na safra 2023/24, segundo a Afubra, Irati foi responsável pela produção de mais de 8 mil toneladas, por 1.104 produtores. No país, o município figura na 14ª colocação entre os maiores municípios produtores de tabaco. No Paraná, 118 mil pessoas são envolvidas no meio rural com a atividade, em 124 municípios produtores de tabaco. Na última safra, o tabaco gerou R$ 3,1 bilhões de renda aos produtores paranaenses: foram 138 mil toneladas produzidas, o que corresponde a 27% do total produzido no país.

Categorias Notícias