7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco será realizada em Santa Cruz do Sul
Evento faz parte da agenda oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Produtores, autoridades, representantes da cadeia produtiva e imprensa são esperados. Outubro 2025 – O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria…

Evento faz parte da agenda oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Produtores, autoridades, representantes da cadeia produtiva e imprensa são esperados.
Outubro 2025 – O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e as Secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, promove a 7ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco. O evento, que marca simbolicamente o início da colheita no Estado, ocorrerá no dia 7 de novembro, a partir das 14 horas, na propriedade de Anderson Rafael da Silva Barros, na localidade São José da Reserva, em Santa Cruz do Sul (RS).
A cerimônia integra o calendário oficial do Governo do Estado gaúcho desde 2017, quando o evento foi realizado em Venâncio Aires. Desde então, passou por Canguçu (2018), Arroio do Tigre (2019), Vale do Sol (2021), São Lourenço do Sul (2022) e Rio Pardo (2024), sempre com o objetivo de valorizar os produtores de tabaco e a relevância do setor para a economia gaúcha.
Destaque para a diversificação
Durante a programação será assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Programa Tabaco é Agro: Diversificação das Propriedades. A iniciativa, coordenada pelo SindiTabaco, visa estimular o melhor aproveitamento da propriedade por meio da diversificação de culturas, possibilitando outras fontes de renda e vantagens para o solo.
“Celebrar a Abertura da Colheita é reconhecer o valor da nossa cadeia produtiva. Olhamos para esta safra com orgulho dos resultados e, ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com o futuro, investindo na diversificação e em práticas que visam a sustentabilidade da agricultura familiar no Sul do Brasil”, ressalta o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing.
Rio Grande do Sul: o maior produtor de tabaco do Brasil
Na safra 2024/2025, a produção de tabaco na Região Sul do País alcançou quase 720 toneladas, segundo a Afubra. O Rio Grande do Sul concentrou 42% da produção, com 303 mil toneladas por 69 mil produtores, em 206 municípios. O tabaco rendeu aos produtores gaúchos R$ 6,2 bilhões em receita. Saiba mais: números do setor do tabaco <https://www.sinditabaco.com.b